Loading...

NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Programa Vida Nova atende mais de 30 mil pessoas

Sem categoria
  • 22/12/2014
  • 08h50min

Passa de 30 mil o número de pessoas atendidas pelo Programa Vida Nova – Pernambuco Acolhendo a População em Situação de Risco e Rua ao longo dos sete anos de funcionamento. Nos seis primeiros anos, foram beneficiadas cerca de 24 mil pessoas e somente neste ano de 2014, o programa contemplou 6.363 pernambucanos.

 

Os números foram apresentados na manhã desta sexta-feira (19), durante o Encontro de Avaliação das Ações do Programa Vida Nova, realizado no auditório do Espaço Ciência, no Memorial Arcoverde (Complexo de Salgadinho – Olinda), quando participaram representantes dos 43 municípios pactuados e coordenadores das unidades de atendimento.

 

O secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Bernardo D’Almeida, foi representado pelo chefe de Gabinete da Secretaria, Myckon Freitas. Também estiveram presentes a secretária executiva de Coordenação da Gestão (Secoge), Aureci Chaves; o gestor de Assistência Única do Sistema Social, Joelson Rodrigues; e a gerente de Gestão do Fundo Estadual de Assistência Social, Fernanda Silva.

 

Durante a apresentação dos resultados obtidos pelo programa em 2014, a gestora das Ações de Proteção Social, Áquila Melo, disse que houve avanços significativos e avaliou como bastante positivos os números registrados em 2014. Atualmente, o Vida Nova funciona com 43 Centros de Atendimento a Criança e ao Adolescente (CCA) e 11 Centros da Juventude, sendo um de execução direta do Governo do Estado.

“Este é um momento de celebração de uma gestão que prioriza a execução das atividades em parceria com os municípios – e essa parceria fez a diferença”, afirmou Myckon Freitas, ressaltando em seguida a necessidade de manter e até expandir o leque de parceiros. “Ninguém faz assistência social e combate à violação de direitos longe da sociedade. O Governo do Estado e os municípios fizeram valer a missão de cuidar e combater a violação de direitos e o mérito é de todos vocês que estão empenhados neste trabalho”, completou Aureci Chaves.

O Vida Nova é o programa social de política pública do Governo do Estado voltado para a população em situação de risco e de rua, cumprindo com o compromisso de ampliar, fortalecer, prevenir e garantir o enfrentamento das vulnerabilidades e violações de direitos destes indivíduos em Pernambuco.

 

Desempenho – Durante o encontro, diversas unidades do CJ e do CAA mostraram os resultados dos trabalho que desenvolvem. A maioria veio em forma de manifestações artísticas, como performances, esquetes, música (rap), apresentação de grupos percussivos, canto coral.

 

Antes do encerramento, em nome do programa, Áquila Melo fez uma homenagem ao secretário Bernardo D’Almeida, entregando a Myckon Freitas e a Aureci Chaves uma placa de agradecimento pelo empenho e o apoio do gestor às ações do Vida Nova e todas as outras voltadas à defesa dos direitos humanos.  

-