Loading...

NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Projeto Vida Aprendiz é oportunidade para jovens da Funase

NOTÍCIAS
  • 14/7/2016
  • 14h38min

O projeto Vida Aprendiz foi lançado oficialmente pelo governador Paulo Câmara, nesta quarta-feira (13) pela manhã, dia em que se comemora 26 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), por meio da Executiva do Sistema Socioeducativo e Fortalecimento dos Conselhos, o projeto capacita jovens socioeducandos e egressos da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), inserindo-os como aprendizes em órgãos públicos e instituições privadas.

O projeto vinha sendo articulado com órgãos do Poder Executivo, desde a assinatura do Decreto Estadual nº 41.695/2015, que prevê ampliação para 30% das vagas do quadro funcional da entidade para jovens em cumprimento de medida socioeducativa. Hoje o Vida Aprendiz possui 29 participantes empregados em 6 orgãos públicos, além da parceria com 9 empresas privadas.
 
O governador Paulo Câmara falou aos aprendizes presentes que eles são o exemplo de que bons projetos permitem aos jovens traçarem novos caminhos. “O projeto Vida Aprendiz é uma oportunidade de inclusão, que permite aos jovens permanecer na escola e alcançar novos sonhos. Temos que garantir políticas como esta para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, disse o Governador.  
 
O objetivo do Vida Aprendiz é também romper com o ciclo de violência e marginalidade a que estão expostos os jovens, evitando a reincidência de atos infracionais, através da permanência desse público na escola e inclusão no mercado de trabalho.  
 
“A equipe da Secretaria (SDSCJ) acompanha estes jovens que, de forma voluntária, recebem suporte profissional, capacitação com instituições e a exigência da permanência na escola. Portanto, o projeto permite ao jovem se tornar um cidadão de fato com inserção no trabalho, como aprendiz, com todos os direitos garantidos”, disse Isaltino Nascimento, secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude.
 
Lucas Martins, que é um dos quatro jovens que participam do projeto no Laboratório Farmacêutico de Pernambuco (Lafepe), falou em nome do grupo. "O projeto é muito bom, abre portas para todos nós e nos dá a oportunidade de adquirir conhecimentos e experiência profissional. Isso vai possibilitar que, mais à frente, possamos conseguir melhores empregos", disse Lucas.
 
Atuando desde o dia 15 de março na ótica do Lafepe, Lucas Martins afirmou que "esta é uma experiência para toda a vida" e que, quem participa do projeto terá mais chances de, futuramente, ingressar no mercado de trabalho.
 
Requisitos – O projeto Vida Aprendiz proporciona a inserção dos jovens de 14 a 22 anos em instituições e órgãos públicos, na categoria de aprendiz, garantindo direitos trabalhistas e previdenciários para os selecionados. Para participar o jovem precisa estar cursando a escola ou ter concluído o ensino médio em escola regular. A carga horária é de 20 horas semanais com limite de vagas de 30% do quadro funcional da instituição.
 
"O Vida Aprendiz está sendo muito bom para mim e com certeza também será bom para outros jovens que vierem participar", comentou Poliana Lucena, 19 anos, que há 11 meses atua como auxiliar administrativa na Junta Comercial do Estado de Pernambuco (Jucepe). "Nós aprendemos muito e temos a oportunidade de fazer novas descobertas", completou.
 
Mãe do jovem Gabriel Rodrigo Souza, 16 anos, residente no Ibura, Patrícia Rogaciano de Souza elogiou o projeto e sugeriu que o Vida Aprendiz possa ser ampliado. "É um projeto de acolhimento e que tem dado oportunidade a muitos jovens de se integrar à sociedade. Meu filho está adorando e eu também estou muito satisfeita com tudo isso", testemunhou. Gabriel Rodrigues é repositor no Carrefour desde o dia 02 de maio. "Estou gostando muito e só tenho a agradecer pela oportunidade", resumiu.
 
Participaram, ao lado do governador Paulo Câmara, os secretários estaduais Isaltino Nascimento (SDSCJ) e Alexandre Valença, da Secretaria de Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação, além do Juiz Paulo Brandão, da Vara da Criança e Adolescente, e outros juízes, desembargadores e deputados estaduais. Representantes de empresas e órgãos públicos, que empregam os jovens, como Ad-Diper, Compesa, Complexo de Suape, Jucepe, Lafepe,  também estavam presentes.

-