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Serviços da Assistência Social é tema de encontro para profissionais dos CREAS e Programa Atitude

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  • 08/5/2013
  • 16h43min

Garantia de direitos para a população pernambucana. Foi com esse propósito que a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), por meio de sua executiva de Desenvolvimento e Assistência Social (SEDAS) realizou na manhã de hoje (08), no auditório da Compesa, uma reunião de trabalho que envolveu gerentes, coordenadores e técnicos dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e do Programa Atitude. O objetivo do encontro foi integrar as equipes para proporcionar um melhor atendimento aos usuários que necessitam dos serviços da assistência social.

O Programa Atitude (Atenção Integral a Usuários de Drogas e seus Familiares) e os CREAS estão inseridos na Política Nacional de Assistência Social e consequentemente no Sistema Único da Assistência Social (SUAS). O Atitude presta serviço à população usuária de substâncias psicoativas que está em situação de vulnerabilidade e/ou risco pessoal e social. Já os CREAS é um equipamento social destinado as pessoas em geral que apresentem seus direitos violados. Em virtude deste entrelaçamento, do programa e  do equipamento, viu-se a necessidade da criação de um fluxograma para melhor integração entre os serviços.

Representando Ana Célia Farias, secretária da SEDAS, Joelson Rodrigues, gerente do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) destacou a importância de unir as equipes que trabalham com um público tão específico. “Prestar serviço à população que encontra-se em vulnerabilidade social e risco, não é tarefa fácil. Por isso é que precisamos cada vez mais unir nossos conhecimentos para prestarmos serviços de qualidade. O nosso propósito hoje aqui, é promover o alinhamento entre os profissionais visando o fortalecimento e potencialização das ações”, ressaltou.

Na ocasião foram criados grupos de trabalhos que detalharam os pontos de convergência que podem ser observados entre o programa e o serviço, e de que maneira podem trabalhar de forma integrada. Além disso, outro ponto abordado foi as principais características observadas em relação ao público alvo. Ao final, cada grupo explanou suas colocações que servirá para elaboração de um documento detalhando o fluxo de acompanhamento do usuário que necessitam tanto do Programa Atitude como dos CREAS Regionais.

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